SCM music player

16 de março de 2013

Tendências de sapatos 2013


Tendências de sapatos para o outono/inverno 2013

Confira quais os estilos que estarão em alta para os meses mais frios:
Botinha Crysallis, sapato Felipe Krein e, à direita, modelo da Dakota - Crédito: Divulgação Couromoda

Ainda faltam quase dois meses para o término do verão, porém as tendências de sapatos para o outono/inverno 2013 já estão dando as caras por aí. Com a Couromoda, que aconteceu de 13 a 17 de janeiro, foram apresentados os principais estilos que estarão nos pés das brasileiras nas próximas estações.
Na feira de calçados e acessórios de couro, as tendências já conhecidas voltaram renovadas, assim como novas referências apareceram, trazendo opções para todos os gostos. Entre os destaques, estão os creepers que chegam em diversos estilos e materiais, além de botas e sapatos com muitos detalhes de tachas e spikes (que continuam em alta).
Confira abaixo os principais destaques apresentados na Couromoda (com a pesquisa em parceria com a Usefashion) e também as referências da WGSN (Worth Global Style Network — bureau internacional que capta as tendências mundiais de consumo, moda e beleza) pesquisadas para a divulgação na feira de calçados brasileira.
Militarismo
Assim como nas tendências da moda, o militarismo também está presente nas referências para os sapatos de inverno. Recorrente em coleções nacionais e internacionais há algum tempo, os itens de inspiração militar (ou army) permanecem nos estilos de calçados para a próxima temporada dos meses frios.
Modelos Cravo&Canela e Dakota - Crédito: Divulgação/Couromoda
De acordo com os modelos apresentados na Couromoda, essa tendência aparece preservando as suas características típicas, como solados pesados, detalhes de amarrações e fivelas múltiplas, abotoamento, tachas, e cores fortes em botas, coturnos e até em opções de estrutura meia-pata. Os solados “tratorados” também estão presentes, assim como aplicações de peças e metais.
Segundo a WGSN, que nomeou a tendência como Army surplus, o estilo também aparece com botas bikers e coturnos em couro com detalhes pesados como correntes, amarrações e fivelas.
Mix de materiais
Couro e metal, estampas e tachas, mesclas de cores: esses estilos de mix, tanto de materiais quanto de tonalidades, fazem parte dos estilos para os sapatos do inverno 2013. De acordo com as tendências apresentadas na Couromoda, as características que marcam o visual “Mixed” dos modelos são os contrastes.
Modelos Felipe Krein e Cravo&Canela - Crédito: Divulgação/Couromoda
Neles aparecem modelos que evidenciam novos formatos, com estamparia e recortes marcantes, mescla de materiais na mesma peça, saltos altos, além de aplicações de peças e metais.
Tradicional repaginado
Modelo Malu cap toe com spikes e, à direita, modelo Salomé da Capodarte - Crédito: Divulgação/Couromoda
Opções clássicas e tradicionais recebem um toque contemporâneo nas tendências mostradas na Couromoda. Batizado de “Tradição Modificada”, o estilo traz detalhes que inovam calçados clássicos de forma elegante.
A tendência está presente nos toques sutis na modelagem, nos materiais e nas cores para manter o aspecto formal. Entre os detalhes mais marcantes estão o cap toe (biqueira) com contraste de cores e materiais, metalizados, além de estampas de réptil em uma ou mais cores. Essa tendência traz ainda modelos bicolores e estilo Salomé (aquele com fechamento de fivela que possui uma tira no peito do pé).
Estilo vintage
Modelos Dakota e Guilhermina - Crédito: Divulgação/Couromoda
A tendência vintage aparece trazendo modelagens delicadas e femininas com peças que destacam detalhes de laços, renda, babados, plissados e bordados, resgatando o estilo de décadas passadas de forma mais romântica.
Entre as opções mostradas na Couromoda, estão scarpins com tornozeleira afivelada ou com laços, sapato Mary Jane (estilo boneca), além de opções com estampa floral, uso de renda e visual metalizado.
Influências vitorianas
Jorge Bischoff e Vizzano - Crédito: Divulgação/Couromoda
Segundo o WGSN, referências históricas aparecem nas tendências dos sapatos de inverno neste ano. Nomeada como “Herança Excêntrica”, a tendência traz o uso de fivelas, aplicações e ornamentos nos calçados com influências da era vitoriana (época que compreende entre 1837 a 1860). Os acabamentos rústicos e até o mocassim representam o tema.
Influência dos anos 60
Sempre resgatando a moda de décadas passadas, dessa vez são os anos 60 que aparecem nas referências das tendências para o outono/inverno 2013. Nomeado pela WGSN como “60 Gamine”, o estilo aparece em peças com cores fortes, blocos de cores com preto, modelos com muito preto e branco, além de saltos supergrossos.
Folclore
De acordo com as tendências anunciadas pela WGSN na Couromoda, o tema folclórico vem com força total, utilizando tapeçaria, além de influências europeias de florais e estampas Paisley (aquelas que parecem folhas ou gotas em curvas). A pegada folclórica também ruge em looks boêmios com o uso de pele nos calçados e acessórios. Nas tonalidades, o marrom ganha destaque.
Creepers e slippers 
Creeper Lara Costa - Crédito: Divulgação/passarela.com
Segundo a WGSN, os creepers (tênis com solado em plataforma ou “flatform”) confirmam a tendência que surgiu no verão e continuam no inverno com detalhes como uso de metálicos, híbridos esportivos e saltos com materiais inovadores.
Além deles, os slippers também permanecem em alta, aparecendo em modelos com brilho e com biqueiras de cores contrastantes. A modelagem ainda pode aparecer tanto flat quanto com salto.
Look dark com pegada boyfriend
De acordo com as tendências da WGSN, o look dark e gótico estarão presentes em botas e sandálias de inverno, que também apresentam amarrações em comprimentos diferentes. Nos materiais, o veludo aparece como item principal. As sandálias com esse tema para as próximas estações aparecem com várias tiras, estilo que migra do verão para o inverno.
Fonte: todaela.uol.com.br





Nenhum comentário: